Venha conhecer esta magnífica QUINTA na principal Avenida da cidade de Santa Comba Dão – Avenida de Santo Estevão – rodeado de comércio em pleno tecido urbano consolidado.
Esta QUINTA tem uma aristocrática casa com uma área bruta de construção de 910,40m2, inserida num lote de terreno, cuja parcela que inclui a implantação tem cerca 7.289,70m2 para além das restantes áreas adicionais a Sul perfazendo na globalidade mais de 12.000,00m2.
A casa foi projetada de raiz em 1956 e construída em 1962 paradigma da Arquitetura de então, tornando-se célebre pela profusão de enormes varandas, volumes horizontais cruzados rematados por terraços sobre a paisagem, uma extensa vista altaneira de floresta serpenteada pelo rio Dão.
A construção de raiz em pleno Estado Novo, com um toque Português Suave é já em betão e tem 3 pisos, tornando-se conhecida na cidade como “Casa das Varandas”. No piso de acesso à casa-mãe temos um grande hall em pedra natural mármore branco com acesso às zonas públicas e privadas da habitação unifamiliar, nomeadamente à sala comum de estar, à sala de jantar, ao salão de chá que acede por sua vez à mística sala de música, um espaço dividido em área de estar e zona do piano por uma grande lareira em pedra natural de granito com duas frentes. Nesse piso temos ainda um escritório, um quarto (anterior quarto dos empregados), uma cozinha com outra sala de ligação (em tom de copa de refeições) com outra lareira e um wc social com banho.
No piso superior temos 3 quartos simples, dois quartos-suite e uma casa de banho adicional.
Este edifício unifamiliar, pelo Arquiteto Oliveira Martins, foi projetado originalmente com coberturas planas, num enorme jogo de varandas sobre volumes, com enormes áreas de terraços altaneiros sobre a paisagem. Tal também incluía o volume-mãe que se veio a tornar, já durante a construção e por vontade dos proprietários, numa cobertura em telha de várias águas e daí resultando o enorme espaço de sótão (com a dimensão do volume central), cujo acesso é feito pelo piso superior dos quartos por uma escadaria no corredor dos quartos. Os pés-direitos resultam diferenciados, em virtude do desvão do telhado, mas o espaço tem sido desde sempre utilizado como uma enorme área de arrumos, contendo ao mesmo tempo os três grandes reservatórios da trasfega da água do furo para os diferentes termoacumuladores de cada uma das zonas de banho dos sanitários.
O piso inferior, ou loja, é uma enorme área de produção e degustação de vinho, incluindo adega completa, produção e aprovisionamento, incluía também três toneis industriais de maiores dimensões e três mais pequenos com garrafeira contígua, salas de degustação, pequena sala de projeção, dois quartos e casas de banho.
Adicionalmente, no mesmo piso, há ainda uma generosa garagem com capacidade para 2 a 3 ou 4 viaturas, dependendo das dimensões.
A QUINTA tem um furo para captação de água, com bombas de trasfega para a casa principal e distribuição interior, uma mina de água na parcela Sul “Chão das Laranjeiras”, variadíssimas espécies de árvores de fruto, cerca de 60 oliveiras e uma pequena mata.
-----------------------------
Come and disc